Publicidade

Estudar melhor: 3 dicas para você aprender a aprender

Estudar melhor é essencial para quem deseja ser melhor. Afinal, o aprendizado constante é um dos segredos para manter-se a frente, produzir melhor, de forma mais inteligente – além, é claro, de conseguir inovar e conquistar os seus objetivos. Mas, aí fica a pergunta: você sabe como estudar?

Para estudar melhor é preciso deixar tudo mais difícil

Sim, você leu corretamente. Ao invés de facilitar a sua vida, você precisa dificultar as coisas. Mas é claro, isso não deve ser feito de qualquer forma.

Os pesquisadores Elizabeth Bjork e Robert A. Bjork, há décadas, estudam formas mais eficientes de estudar. E, após anos de pesquisa, eles perceberam que existem alguns tipos de dificuldades que são benéficas. Algumas coisas que você pode fazer, para aprender melhor. Mesmo que pareça que não.

A isso, deram o nome de “Dificuldades Desejáveis”. Claro, é um assunto complexo (e fascinante), que iremos abordar em outros posts. Nesse aqui, queremos destacar 3 pontos, as nossas 3 dicas.

Não estudar em blocos

Uma técnica muito comum para quem estuda, é separar o conteúdo em blocos. Por exemplo: se você tem 3 matérias para estudar, provavelmente estuda toda a matéria 1; depois, se foca na matéria 2; e, por fim, se dedica à matéria 3.

Segundo as pesquisas, você deve espaçar os estudos de uma mesma matéria, para aprender melhor. Por exemplo: em um dia, estude parte das matérias 1 e 2. No próximo dia, um pouco das matérias 1 e 3. Depois, um pouquinho da 2 e 3, e por aí vai.

Dessa maneira, você aumenta as chances de criar memórias duradouras.

Começar a estudar qualquer matéria através de testes

Usar testes como ferramentas de estudos é uma ótima opção. Mesmo que você não saiba nada sobre o assunto. Isso porque, os testes, além de apresentar a matéria, servirão para duas outras coisas: apresentação e choque de realidade.

O choque de realidade é ótimo para acabar com aquelas percepções prévias que você tem sobre o assunto. Ao fazer o teste, você terá noção do quanto realmente sabe. E a apresentação da matéria, serve para “avisar” ao seu cérebro, no que ele deve prestar atenção. Dessa maneira, você criará memórias de longo prazo, com mais facilidade.

Estude em locais diferentes

Sabe aquela dica da vovó, de preparar um local especialmente pra estudar? Bem, segundo os Bjork, a melhor opção é variar os locais de estudo. Isso porque o ambiente ao redor, também funciona como estímulo ao cérebro. E, ao variar esses estímulos, você faz com que o seu cérebro funcione melhor… E, isso facilitará o seu aprendizado.

E de maneira simples. Porque nenhuma dessas dicas exige grandes investimentos, ou mesmo que você aprenda algo novo. Basta mudar alguns poucos hábitos e conceitos. Assim, você conseguirá aprender mais e melhor – além de ter um aprendizado para a vida. Afinal, quanta coisa você achava que tinha aprendido e esqueceu?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba dicas de produtividade

Siga-nos no instagram @thehackmode