Publicidade

Ócio produtivo e criativo

Ultimamente as pessoas estão sendo muito cobradas para serem produtivas o tempo todo. Neste período de quarentena, nem sempre vai ser possível ficar criativo e produzindo o tempo todo. Não se cobre. Muitas vezes você não dispõe de tempo para si e esquece os benefícios que estar ocioso também oferece.

O sociólogo italiano Domênico Damásio sublinhou a importância da alegria e da satisfação pessoal nas pequenas tarefas do dia-a-dia, isso aumenta a criatividade e o potencial de imaginação, consequentemente contribuindo para um melhor desempenho na vida como um todo.

É comum vermos pessoas se culparem quando não estão desenvolvendo nenhuma atividade e se achando preguiçosas. Estar ocioso e aproveitar esse tempo para analisar, refletir, criar é miuto saudável.

O ideal é que consigamos encontrar o equilíbrio entre as necessidades pessoais, profissionais, emocionais e o lazer. Isso contribui para que nos sintamos bem, possamos encontrar o prazer e a alegria nas coisas que fazemos. Essa sensação de bem estar vai contribuir para evitar o estresse e doenças por ele ocasionadas.

O ócio produtivo na prática

Ainda que o cérebro apresente claros padrões da maneira como funciona, muitas pessoas reagem de maneira diferente a cada  estímulo. Para isso, você precisa buscar sempre formas diferentes de descansar a mente e procurar a opção que mais oferece benefícios para sua mente.

Meditação

Durante muito tempo eu revirei o olho para a meditação, sempre associava a práticas esotéricas. Nos últimos tempos abri a cabeça para a prática e hoje um pouquinho de meditação transforma meu dia. Tanto logo de manhã quanto no momento de me desligar dos eletrônicos e começar a me preparar para dormir.

Os benefícios da meditação vão além.. muitos deles talvez eu nem tenha desbravado completamente, mas é certo que você vai obter uma sensação de melhoria na concentração como um todo e também na sua qualidade de vida, e certamente também se aplicam aos estudantes que precisam se dedicar ao aprendizado diário.

Músicas

Aprender a tocar um instrumento ou apenas apreciar uma boa música possuem efeitos transformadores no cérebro. Você expande seus conhecimentos através da plasticidade neural, um fenômeno gerado pelas renovação das conexões entre seus neurônios. Isso favorece o aprendizado e a assimilação de outros conteúdos diferentes.

Além disso, cada frequência musical pode te trazer benefícios diferentes, como relaxamento, criatividade, ânimo e por aí vai. Já falei um pouco disso aqui no  Como a música ajuda na nossa concentração e foco.

Jogos em geral

Sempre gostei de jogar e sempre jogo alguma coisa durante a semana. As vezes me pego no Sudoku do celular, ou marco com amigos para um jogo de tabuleiro no fim de semana (neste momento usamos o Tabletop Simulator para jogar online). Quando são bem escolhidos e usados durante o tempo adequado, os games podem estimulam a concentração e o raciocínio lógico como nenhuma outra atividade, você trabalha áreas completamente diferente do cérebro e também evolui seu pensamento estratégico.

É claro, usar o tempo conforme achar conveniente pode ser perigoso, já que algumas pessoas poderiam viver imersas em hábitos que não fazem tanto bem assim. Invista seu tempo livre em atividades que façam bem para seu corpo e a mente, sempre com moderação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba dicas de produtividade

Siga-nos no instagram @thehackmode