Publicidade

O teste do Gorila Invisível

A cegueira por desatenção mostra o que acontece quando uma pessoa fica muito sobrecarregada de sensações e estímulos de todos os lados. Isso ocorre geralmente quando uma pessoa não percebe chamadas por atenção acontecendo de maneira óbvia, mesmo quando estão bem diante de si.

A cegueira por desatenção ocorre com todas as pessoas porque é um processo mental e fisicamente impossível perceber todos os estímulos que estamos recebendo a todo momento. Geralmente reconhecemos os estímulos que são mais familiares (amigos, telefones, notificações) e os que são menos familiares (alertas, gritos, barulhos fora do usual). Todo o restante dos estímulos (como vento, burburinhos, o motor de uma geladeira, por exemplo) são parcialmente ignorados automaticamente pelo nosso cérebro.

O Teste do Gorila Invisível (Simons, Daniel) é um dos experimentos mais famosos que demonstram essa cegueira por desatenção.

Um grupo de pessoas é convidado a assistir um pequeno video com pessoas de camisetas brancas e camisetas pretas jogando duas bolas de basquete entre eles. Todo mundo que fazia o teste era convidado a contar quantas vezes a bola era passada entre os grupos para ter sucesso no teste.

Entretanto, enquanto as bolas eram passadas, uma pessoa fantasiada de gorila caminhava para o centro do vídeo, batia no peito imitando o natural movimento do gorila e depois saía para o canto da tela como se nada tivesse acontecido.

teste do gorila

No final do vídeo, perguntava-se aos participantes se eles não notaram nada de anormal e cerca de 50% dos participantes nunca viram o gorila passar.

Esse teste é divertido, mas também demonstra como pode funcionar nossa atenção seletiva (já falamos sobre ela aqui) e também que nosso cérebro tem uma capacidade extraordinária de aumentar o nível de foco e concentração em uma tarefa se estamos realmente determinados a efetuar o trabalho com dedicação, inclusive limitando o campo visual para quaisquer outras distrações que pareçam menos importantes.

Veja o vídeo abaixo e tente contar quantas vezes a bola é passada 😉

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba dicas de produtividade

Siga-nos no instagram @thehackmode