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Os quatro tipos de atenção

atenção disputada

Na psicologia cognitiva a atenção se refere à forma como você processa informações presentes no ambiente que está a sua volta. Ao entrar nesse site e ler este conteúdo, por exemplo, você está absorvendo informações e dedicando parte da sua atenção a este conteúdo, mas ao mesmo tempo em torno de você existem sons, visões e inúmeras outras sensações que estão disputando a sua atenção.

Para entender melhor como construir modos de atenção e foco é importante entendermos como funciona nossa atenção e os 4 tipos de atenção que podemos identificar.

Os quatro tipos de atenção

1. Atenção Focada

É uma resposta de curto prazo, que você geralmente se dá por estímulos auditivos, táteis ou visuais e que pode chegar a até oito segundos. Por exemplo, quando alguém te chama ou um telefone toca, você momentaneamente pára o que está fazendo para focar neste evento e só depois de conseguir resolver você consegue voltar a pensar no que estava sendo realizado.

2. Atenção prolongada

Um grau de atenção que produz resultados mais consistentes e de longo prazo, tarefas contínuas ou repetitivas que você consegue realizar ao longo de um período maior de tempo. Por exemplo uma pessoa que está lavando louças, ela está mergulhada naquela tarefa e geralmente este modo de atenção vai se prolongar até a tarefa ser concluída.

3. Atenção dividida

É quando você sabe que a sua atenção está aberta a vários pequenos acontecimentos simultâneos, ou seja, você está prestando atenção em várias coisas ao mesmo tempo e aberto a interações do meio. É um modo de atenção quando a gente está geralmente mais receptivo a distrações, mas também limita a qualidade de absorção das informações que estão sendo processadas.

4. Atenção seletiva

Prestar atenção a coisas específicas enquanto, simultaneamente, filtramos outras. Isso acontece quando estamos em um meio com muita disputa por atenção (ou passível de distrações) e escolhemos selecionar o que merece melhor a nossa atenção e nosso cérebro nos ajuda a ignorar as demais. Por exemplo, se estamos em uma festa com muito barulho podemos manter uma conversa mesmo havendo inúmeras outras distrações ao nosso redor.

Entender como funcionam os tipos de atenção podem te ajudar a focar melhor nas suas tarefas do dia-a-dia e também a parar e perceber se o seu modo atual de atenção é o melhor para a aquele momento.

Se você está usando muita atenção seletiva, por exemplo, vale a pena ir para um lugar que permita ter menos distrações para que você consiga entrar no modo atenção prolongada.

Ao mesmo tempo, aplicativos e propagandas estão lutando o tempo todo para roubar sua atenção. Eles querem seu foco e sua atenção seletiva. Saber se proteger disso é também muito importante para preservar bem mais valioso: o tempo.

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