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Redes Sociais: 5 novas dicas sobre Minimalismo Digital

Redes sociais podem ser muito úteis, mas também podem ser grandes vilões. Seja por aspectos relacionados a sua privacidade; seja porque elas fazem com que nos sintamos mal; seja por qualquer outro motivo. Mas o maior problema não está na ferramenta em sim, mas no uso que você faz dela.

Por isso nós pesquisamos quais eram as cinco práticas mais prejudiciais que o uso das redes sociais acabam nos seduzindo a fazer. Descobrimos quais são as soluções mais populares no mundo do minimalismo digital. E, aqui, compartilhamos uma lista com 5 novas dicas sobre minimalismo digital.

Não levar o smartphone pra cama

A maioria das dicas está, intimamente, ligada ao uso do smartphone. Isso porque ele é a nossa principal conexão com a internet e as redes sociais, atualmente. Mas, depender menos do smartphone é, em muitos casos, ficar mais livre das mídias sociais.

Ao levarmos o smartphone para a cama (ou para o criado mudo), cometemos um erro. Nos permitimos desistir fácil de dormir. Quem nunca passou por “só mais 5 minutos nessa rede social”? Ou “Só mais um episódio”?

Ao deixarmos o smartphone longe da cama, criamos um hábito saudável: entender que a cama é para dormir. E, assim, fica mais fácil dormir.

“Ah, mas eu uso o smartphone como despertador”. Não é desculpa. Você ainda vai ouvi-lo, quando colocar em outro lugar do quarto.

Parar de usar o smartphone duas horas antes de dormir

Deixar o smartphone longe da cama não é o suficiente. Já falamos aqui sobre como é importante “diminuir o ritmo” a noite. Isso faz com que seja mais fácil dormir. E com que a qualidade do sono seja maior.

O problema é que o smartphone oferece um mundo de possibilidades. Uma infinidade de estímulos ao cérebro.

Por isso, se você quiser dormir melhor, pare de usar o smartphone duas horas antes de dormir. E, caso use, evite de qualquer jeito o uso das redes sociais. Elas são muito eficientes para disparar gatilhos que deixarão você sentindo muita ansiedade antes de dormir.

Não abra as redes sociais pela manhã

Sim, parece que as redes sociais são as vilãs. Na verdade, em boa parte, são mesmo. E, diversos praticantes do minimalismo digital apontam que quando pararam de utilizar redes sociais pela manhã, passaram a ter dias mais tranquilos e produtivos. Também conseguiam se focar com mais facilidade.

Não faça as suas refeições em frente a uma tela

Outro hábito bastante difundido. É bastante comum que as pessoas comam assistindo um vídeo do Youtube. Ou na Netflix. Ou em outro streaming. Você faz isso, não? Pois é… Se faz, precisa parar.

Isso porque, ao assistir o vídeo, você para de focar na tarefa principal: comer. O seu cérebro se foca em prestar atenção no vídeo. Assim, você mastiga menos, come mais rápido e não aproveita o sabor da comida.

Aproveite a hora de comer, como uma hora de se focar em você.

Limite o seu tempo de uso das redes sociais

Hoje em dia, tanto Android quanto iOS já vem com uma ótima função de fábrica: ele analisa o seu uso do smartphone. E, no final da semana, dá um relatório. Coloque como objetivo, diminuir o uso das redes sociais. E use esse recurso para medir o seu progresso.

Sim, pode ser difícil. Mas se você diminuir em 2 minutos por semana, vai ficar mais fácil. Vá fazendo aos poucos, para fazer de forma permanente.

E, aplicando essa última dica em conjunto com as anteriores, você terá um aumento na sua qualidade de vida. E na sua produtividade. Afinal, o minimalismo digital não está aqui para limitar você. Ele está aqui para te libertar e deixar que você desenvolva o seu potencial pleno.

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