Publicidade

O segredo que faltava para você adotar o Home Office

Adotar o Home Office ou não, eis a questão? Essa é uma dúvida que muitas lideranças têm. O que é bastante normal, já que essa prática não é algo tão comum assim no Brasil, o que acaba gerando um temor justificado: os funcionários terão a mesma dedicação trabalhando em casa? Ou é melhor continuar tudo do jeito que está, obrigando todo mundo a ir para o escritório todo dia?

Adotar o Home Office: quais os maiores medos e impedimentos?

Bem, segundo uma pesquisa feita em 2019 pelas empresas Ahgora e Convenia, existem algumas questões relativas à implantação do chamado teletrabalho nas empresas brasileiras. O principal impedimento parece ser cultural.

Foram entrevistadas 1121 pessoas de diversas empresas. 58,8% dizem ter interesse em trabalhar no sistema de Home Office, e 33,1% dos respondentes disseram que consideram essa possibilidade. Mas apenas 36,4% das empresas possuem políticas para essa prática.

Bem, parece que tem muita gente frustrada nessa história.

E isso acontece, em parte, porque as empresas têm medo de implantar o sistema. E isso acontece porque existem alguns mitos. E essa pesquisa desmascarou o principal deles: A produtividade no sistema de home office é menor.

Não há queda de produtividade ao adotar o home office

Segundo a pesquisa, as empresas têm dificuldade em saber como controlar as horas trabalhadas, e acreditam que os funcionários serão menos produtivos caso trabalhem em casa.

Mas a pesquisa mostrou que o segundo caso não passa de mito. O que demonstra isso é o fato de que, das empresas que já adotaram o Home Office, 51% disseram que os seus colaboradores que trabalham de forma remota, têm alto rendimento. Ela ainda diz que a produtividade costuma ser igual ou maior do que a dos funcionários que vão para o escritório todo dia.

Ou seja: adotar o home office é uma boa tanto para a empresa, quanto para os funcionários.

Quanto ao controle de horas, existem diversas alternativas. Mas fica aqui no post um questionamento: o importante é controlar as horas ou valorizar o desempenho? Você prefere pagar por horas ou por resultado?

Então o segredo é…

Funcionários que trabalham em casa são tão ou mais produtivos que os que vão para o escritório. Na verdade é bom até relembrar: 51% dos entrevistados disseram que a produtividade aumentou com a adoção do home office.

Se isso não é um bom motivo para você implantar (claro, com planejamento) essa prática na sua empresa, nada mais será.

Afinal, por que você iria querer colaboradores mais felizes e produtivos?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba dicas de produtividade

Siga-nos no instagram @thehackmode