Publicidade

Como a música ajuda na nossa concentração e foco

É melhor estudar e trabalhar ouvindo música ou não? Qual tipo de música é o melhor possível para concentração? A música ajuda realmente no nosso estado de concentração? A responda para todas essas perguntas é sim!

Sim, a música afeta nossa concentração

Música é um ótimo estimulante para nossa mente. Ela tem a capacidade de ativar ambos os hemisférios do nosso cérebro e também ajuda a reduzir a nossa pressão e relaxar nossos batimentos cardíacos. Isso reduz o estresse e a ansiedade também enquanto lidamos com prazos e com objetivos programados.

É fato que ouvir música enquanto estudamos ou trabalhamos trás muitos benefícios cognitivos e de atenção, entre eles:

  • Aumento da capacidade de memorização
  • Aumento da retenção de informação
  • Mais concentração
  • Aprendizagem maximizada

Mas apesar disso, ainda temos um pequeno detalhe. Não temos todos esses benefícios com qualquer tipo de música. É necessário ouvir a música certa para obter os melhores resultados.

O efeito Mozart

O efeito Mozart foi um termo cunhado por um grupo de pesquisadores em 1993 que realizaram uma experiência utilizando a Sonata de Mozart para Dois Pianos.

A experiência foi até bem simples: Um grupo de indivíduos foi selecionado para realizar uma série de pequenas tarefas durante um período de tempo e enquanto uma parte deles realizava as tarefas com outros tipos de música, a outra parte realizava as mesmas tarefas ouvindo a Sonata de Mozart. Todos os que fizeram parte do grupo que ouvia a música selecionada tiveram uma performance superior aos que trabalharam ouvindo as outras músicas.

Música nem sempre vai aumentar seu foco

Também por conta de um outro estudo publicado na Wiley Online Library em 2011, descobrimos que existe um fator importante que pode sugar toda a sua concentração e se tornar um problema na maneira como você escolhe as músicas para trabalhar: Vocais!

Sim! Músicas com voz e letras podem ter o efeito inverso e proporcionar distração em vez de concentração!

Músicas que aumentam a produtividade

Para se ter o melhor aproveitamento nas playlists de foco e concentração e para ter certeza que você está trabalhando na direção de concluir tudo que precisa ser feito até o fim do dia, tenha cuidado em selecionar músicas que de fato sejam estímulos de foco e concentração.

Listamos algumas buscas que você pode fazer para encontrar a playlist perfeita de concentração:

  • Música Instrumental
  • Cinematic scores
  • Som Ambiente / Ambient Sounds
  • EDM Focus / EDM Chill
  • Jazz / Piano Jazz / Focus Jazz / Jazz Cafe
  • Binaural Beats / Batida Binaural

Binaural Beats: Um universo a parte

Os sons binaurais tem assunto inclusive para muitos outros posts, mas são sons e músicas criadas artificialmente com batidas que, dependendo da frequencia, tonalidade e padrões, podem proporcionar diversos tipos de estados de concentração.

Eles afetam diretamente o cérebro e ajudam a chegar a sensações e padrões como, por exemplo:

  • Delta (0.2Hz a 3Hz) – Sono leve
  • Theta (3Hz a 8Hz) – Sono profundo, nível REM
  • Alpha (8Hz a 12Hz) – Acordado, relaxado, focado
  • Beta (12Hz a 27Hz) – Estado de alerta, pronto para resolver problemas.

As batidas e padrões binaurais ainda geram, geralmente, dois tons distintos para cada lado dos speakers, então são músicas para se ouvir de fone. A mágica acontece quando você ouve as 2 frequências e o seu cérebro cria uma terceira a partir da combinação delas, esse é o som binaural.

Música é um fatores determinantes para uma boa produtividade e, inclusive, já fizemos uma outra postagem aqui com algumas playlists para você ser tão produtivo quanto um hacker. E você qual o seu tipo de música favorita para trabalhar e estudar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba dicas de produtividade

Siga-nos no instagram @thehackmode