Publicidade

Diário: uma ótima ferramenta para a sua produtividade

Diário. Uma prática que geralmente é atribuída a adolescentes que desejam falar sobre as suas dores e conquistas, tem ganhado força entre as pessoas que buscam aumentar a sua produtividade. Mas, ao invés de escrever sobre o que já aconteceu no seu dia, a ideia é ir escrevendo enquanto as coisas acontecem.

Parece estranho? Mas é bem fácil e muito útil.

Por que fazer um diário ajudará na sua produtividade?

Já falamos aqui no Hackmode que o ser humano não foi feito para o multitasking, e que, ao tentar fazer mais de uma coisa ao mesmo tempo, o seu cérebro leva um tempo até se acostumar. Por isso, as vezes, é tão difícil se concentrar: você não consegue focar no que devia, porque enquanto o seu cérebro está se adaptando, você já está trocando de atividade.

O diário, como ferramenta de produtividade, pode ajudar você a organizar os seus pensamentos enquanto troca de tarefas. Tanto para dar um ponto final ao que estava fazendo, quanto para pensar no novo trabalho que se inicia.

Como fazer um diário para aumentar a sua produtividade

A ideia é bastante simples: você irá escrever um pedacinho do diário, entre as trocas de tarefas.

Por exemplo:

19 de janeiro de 2019 – 09:38

Terminei de fazer a pesquisa que precisava para desenvolver a nova campanha de marketing do nosso novo produto. Recolhi todos os dados que precisava sobre o nosso público alvo, além de reunir diversos cases que podem servir como exemplo para as nossas ações.

Agora vou organizar os dados, para que possa organizar uma apresentação para a equipe, e mostrar quais são as características das pessoas que queremos atingir, em quais canais elas estão, e qual é a melhor forma de atingir elas.

Viu como é simples? A ideia não é escrever nada long. A ideia é contar um pouco sobre o que você acabou de fazer e continuar com a explicação do que você irá começar. Dessa maneira você consegue compreender melhor o que está fazendo. E, assim, pode se organizar melhor para iniciar a próxima tarefa.

A estrutura de cada dia

Mas é claro que existe uma estrutura. Ela inclui o uso do diário, sim. Mas em conjunto com uma lista de tarefas.

Você pode fazer isso no Evernote, Onenote, usando papel e caneta… tanto faz. Essa é uma escolha pessoal, que depende só de você. O que deve ser seguido, em qualquer opção, é a seguinte estrutura:

Como podemos ver na imagem, o primeiro passo é criar a sua lista de tarefas para o dia. Assim você não esquece do que precisa fazer.

Abaixo da lista de tarefas, coloca o diário. Nesse espaço, você escreverá todos os trechos. O primeiro item a ser colocado é a data e hora em que você está escrevendo.

O segundo passo é escrever, respondendo as seguintes questões: O que você acabou de fazer? Por que fez?

E o terceiro passo é responder: O que você irá começar a fazer? Por que precisa fazer?

E repetir os dois últimos passos a cada transição de tarefas.

O que acontecerá quando você incorporar esse hábito

Depois que escrever o diário se tornar algo natural para você, será mais fácil organizar o seu dia. Isso porque você desenvolverá novas habilidades. Como antecipar as necessidades de uma tarefa, por exemplo. Assim, você terá um preparo maior antes mesmo de começar a fazer algo.

Saber antecipar as necessidades é, também, uma ótima forma de aumentar a sua produtividade.

Então. O que você achou? Diga nos comentários!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba dicas de produtividade

Siga-nos no instagram @thehackmode