Publicidade

Home Office: 3 dicas para aumentar a sua produtividade

Home Office, pode ser uma benção ou uma maldição. Manter a produtividade pode ser difícil. Claro, existem técnicas, metodologias e recursos tecnológicos são ótimos para ajudar você com isso. Logo, é importante que todo profissional construa uma “caixa de ferramentas” que disponibilize as mais variadas soluções, para os mais diversos problemas e situações. Mas também existem outras coisas mais simples, que você pode fazer, sem precisar criar hábitos novos.

Existe um fator que, muitas vezes é ignorado: cuidar do seu ambiente de trabalho. Acontece que ele é tão importante quanto saber todos os passos e recursos, metodologias ágeis, ou como gerenciar o seu projeto. Por isso, reunimos 3 dicas muito importantes, para quem trabalho no sistema de home office, poder aumentar a sua produtividade.

Como o ambiente influencia na produtividade de quem faz home office?

Ter um ambiente organizado e pensado para o trabalhar, além de agradável, aumenta a sua produtividade. Dessa maneira, você potencializa os resultados de qualquer técnica, metodologia ou recurso.

E isso acontece, porque você aumenta o seu bem-estar e a sua qualidade de vida. Afinal, ter um ambiente limpo, organizado e harmonioso melhora o seu estado mental, o que ajuda a cumprir as suas tarefas.

Dica 1 – Monte o seu home office em um ambiente com bastante luz natural

Segundo os resultados da Future Workplace, pesquisa feita em grandes empresas, por uma consultoria estadunidense, a “vantagem” mais desejada por funcionários é a de ter luz natural e uma vista nos seus escritórios. Esse desejo ganhou de mesas com esteiras ou de necessidades familiares. Superou até o desejo de creches dentro das empresas, para filhos pequenos dos funcionários.

Mas por que isso acontece? Segundo um estudo científico publicado pelo pesquisador da Universidade de Cornell, o Dr. Alan Hedge, a luz natural auxilia na manutenção da saúde e do bem estar. Sua pesquisa mostra os benefícios de trabalhar em um ambiente com boa incidência de luz natural. Nesses espaços, os funcionários têm menos problemas como dores de cabeça e problemas de visão, e são mais produtivas.

Então, agora você já sabe qual é o melhor lugar da sua casa, para montar o seu escritório.

Dica 2 – Mantenha a sua mesa limpa e organizada

Outra dica bastante simples, mas que é constantemente ignorada pelas pessoas. Talvez não seja o seu caso, mas você, certamente, conhece alguém cuja mesa de trabalho é uma bagunça inacreditável.

Deixar a sua mesa limpa e organizada, não serve apenas para facilitar que você encontre o que procura. Fazer isso também auxilia na criação de um ambiente mais agradável para trabalhar. Logo, assim como ter luz natural, uma mesa limpa e organizada auxilia na sua qualidade de vida, no seu bem estar e na sua produtividade.

Dica 3 – Tenha plantas no seu espaço de home office

Segundo um estudo de 2014 da universidade de Exeter, que fica no Reino Unido, fala da importância das plantas no ambiente de trabalho. Elas ajudam a aumentar a produtividade em 15%. E não precisa ser nada muito mirabolante, como os escritórios da Amazon, que possuem plantas tomando conta de toda a área das paredes. Plantas comuns, que as pessoas costumam ter em casa, cumprem esse papel.

E a produtividade aumenta, entre outras coisas, pela criação de um ambiente mais agradável. O efeito é tão bom, que ajuda até na retenção de memórias e concentração.

“O importante é que cada pessoa possa ver uma planta da sua mesa. Se você está trabalhando em um ambiente com algo que deixe você psicologicamente engajado e feliz, você trabalha melhor.”

Disse o pesquisador ao jornal The Guardian.

Com passos simples, você aumenta a sua produtividade

Com essas três dicas simples, você poderá aumentar a sua produtividade, e a sua qualidade de vida. Isso, sem a necessidade de aprender uma técnica ou metodologia nova.

E é claro: o nosso foco aqui foi o home office. Mas essas dicas servem para qualquer ambiente de trabalho. Dessa maneira, é possível adaptá-las para o escritório em que trabalha.

Então, o que achou das dicas? Você pode aumentar a incidência de luz natural no seu local de home office? Bem, nem sempre é possível… mas com certeza pode deixar a sua mesa sempre limpa e organizada. E arrumar uma plantinha não é tão difícil assim.

Se você tem alguma dica sobre como você melhorou a sua produtividade, alterando o seu ambiente de trabalho, escreva aqui nos comentários e compartilhe com a comunidade do Hackmode.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba dicas de produtividade

Siga-nos no instagram @thehackmode