Conheça o método Jerry Seinfeld de produtividade

O método Jerry Seinfeld de produtividade. Já ouviu falar sobre ele? Bem, o que um dos mais famosos comediantes, autor e protagonista de um dos maiores sucessos da TV estadunidense pode ter a ensinar sobre produtividade?

Basta pensar que, principalmente no início do seriado, nas primeiras temporadas, Jerry Seinfeld ainda não era a grande estrela que acabou se tornando. Por isso, além de uma rotina intensa de gravações, além da necessidade de escrever e produzir os episódios, ele ainda precisava continuar as suas turnês como comediante.

Ou seja: ele precisava escrever muito! Tanto para a série de TV, quanto para as suas rotinas de stand up. Por isso ele não podia se dar ao luxo de esperar por inspiração, já que era a sua obrigação profissional.

Como surgiu o método Jerry Seinfeld de produtividade

Bem, essa história vem de 2007, quando foi compartilhada originalmente no Lifehacker.

O post que introduziu o assunto conta a história Brad Isaac, que hoje trabalha com TI, mas nos anos 90 era um comediante. Seinfeld era a atração principal em uma casa de shows, e Brad, que se apresentaria um pouco antes. Ao encontrar o seu ídolo nos bastidores, ele perguntou:

– Você teria um conselho para dar à um comediante iniciante?

– Escreva todo dia. – Respondeu Jerry Seinfeld.

– Mas como conseguir escrever todo dia?

– Você precisa fazer pressão em si mesmo – falou Seinfeld – e para isso, tenho um método muito simples que vou compartilhar aqui, contigo. Reserve uma parede bem grande e coloque um calendário com todos os dias do ano. Um calendário bem grande, também.

Brad ouvia tudo com muita atenção. A explicação continuou:

– Você também precisa de uma caneta marca texto vermelha. Depois de preparar esse calendário, você escreve. E depois de escrever, faça um grande “X” vermelho no calendário, para marcar que você escreveu naquele dia. No próximo dia, escreva e, após terminar, marque um grande “X” vermelho no dia.

– Certo. E então? – Perguntou Brad.

– Então, depois de ter escrito vários dias seguidos, você terá uma sequência de “X” vermelhos. Você terá uma corrente marcada na parede. E, a partir daí, você não quererá passar um dia sem escrever.

– Mesmo? Por quê?

– PORQUE VOCÊ NÃO VAI QUERER QUEBRAR A CORRENTE!

E, assim, surgiu o método Jerry Seinfeld de produtividade, também conhecido como “Não quebre a corrente”.

E o que você acha dessa ferramenta de produtividade? Você teria a obsessão de não quebrar a corrente?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *