Publicidade

Não existe dia longo o suficiente para quem não consegue se organizar

Quem nunca desejou um dia com 48 horas, ao perceber que eram muitas tarefas para pouco tempo? É bem provável que você já tenha feito isso… Mas, apesar de um dia tão longo parece uma benção, se pararmos para pensar um pouco, fica fácil de notar que essa é uma péssima ideia. E o motivo é simples: não existe dia longo o suficiente para quem não consegue se organizar.

É claro que existem exceções. A vida é cheia de imprevistos e, em alguns momentos, eles podem atingir você como um caminhão desgovernado e atrasar todo o seu planejamento. Mas, na maior parte do tempo, quando sobram tarefas e faltam horas para cumprí-las, o problema é a gestão do tempo e não a ausência dele.

Você sabe que é esse o caso. A prova disso é que você chegou ao Hackmode, buscando uma solução para essa questão. E para encontrá-la, o primeiro passo é olhar para dentro de você.

Sim. O primeiro passo para uma gestão de tempo eficiente, que permitirá a você aumentar a sua produtividade, parar de procrastinar, atingir os seus objetivos e, até mesmo, encontrar formas inovadoras de executar as suas tarefas, é a responder essa pergunta: “Qual o principal motivo da minha falta de tempo?”.

Responda essa questão e guarde a resposta. Antes de vermos o porque dessa questão ser tão importante, vamos compreender mais sobre como o Hackmode pode te ajudar (e como faremos diferente de outros lugares.

Como o Hackmode pode auxiliar você a aumentar a sua produtividade e ter uma vida mais organizada

Vamos começar com um pedido inusitado: assista ao menos dois episódios da série da Marie Kondo na Netflix.

Ok, pode parecer estranho e, dependendo do seu gosto, pode parecer bobagem. Mas faça isso, principalmente se você não quiser. Afinal, se você tem a intenção de mudar algo em si, é preciso aprender a sair da sua zona de conforto. Assista e aprenda uma lição muito importante: é preciso aprender a fazer as coisas à sua maneira.

Na série, Marie Kondo, uma consultora especializada em auxiliar as pessoas a organizar suas casas, ensina diversas pessoas como arrumar as suas roupas, calçados e os mais diversos tipos de objetos, deixando a sua vida melhor. No seriado ela encontra casas abarrotadas de itens e totalmente desorganizadas. Em alguns casos, a bagunça é tanta, que até a garagem está tão cheia de objetos, que não há espaço para estacionar os carros.

Marie tem uma metodologia conhecida e reconhecida, e que já fez com que ela vendesse milhões de exemplares dos seus livros ao redor do mundo, e conseguisse, além de um programa de TV, clientes nos mais diversos países. Uma das características dessa metodologia, é que a pessoa que decide aplicá-la em sua vida, deve fazer de uma forma que a deixe confortável com as mudanças. Ou seja, ela não deve copiar a forma com que a própria Marie se organiza. Ela deve adaptar a metodologia à sua própria realidade, para gerar uma mudança duradoura.

Por isso, aqui no Hackmode, você não encontrará verdades absolutas, ou caminhos infalíveis que irão te levar ao máximo da produtividade. E isso não acontecerá, porque essas coisas não existem. Pensar que alguma pessoa muito sábia e produtiva encontrou uma fórmula mágica que pode ser copiada por outras pessoas, não é o caminho para o sucesso, muito pelo contrário. Claro que você pode aprender com os outros, mas não copiá-los. É preciso utilizar a experiência de terceiros, para construir a sua própria – e não para reproduzi-la.

Portanto, um dos nossos objetivos é poder subsidiar você com o conhecimento necessário para que você possa identificar o que está atrapalhando a sua organização, e para que possa superar os obstáculos que diminuem a sua produtividade. Sempre, de uma forma que permita a você, adaptar as metodologias, ferramentas e dicas, à sua rotina.

O que te impede de ser mais produtivo?

Imagine que o seu dia é como as casas bagunçadas onde a Marie Kondo auxilia as pessoas que nelas moram, a serem mais organizadas. Não faz diferença que existam mais três ou quatro quartos. Os moradores – e se você já assistiu a série, pode confirmar – não iriam usar esse espaço extra para se organizar melhor. O que eles fariam, seria, apenas, acumular mais bagunça.

Da mesma forma, não adianta o seu dia ter 48 horas. Isso só serviria para você acumular mais tarefas.

O importante é organizar a casa, quero dizer, o tempo, para que ele seja bem aproveitado. E, como dito anteriormente, antes de tudo é preciso descobrir qual o principal motivo da sua falta de tempo. Somente ao descobrir isso, você poderá analisar com muito mais objetividade o que impede você de ser mais produtivo e organizado. Assim você descobre qual o primeiro problema a ser atacado.

Depois disso será possível decidir de forma muito mais eficiente o que aplicar na sua rotina cotidiana, além de saber como adaptar à sua realidade e a sua personalidade (e ao seu modo de ser), o que aprender aqui. Você conseguirá utilizar todo o conhecimento que trouxermos, de uma maneira realmente eficiente e perene, criando novos hábitos que vão te auxiliar a ter uma vida mais organizada e que cabe em um dia de 24 horas.

Como por em prática o que foi visto aqui

Então… o que fazer a partir de agora? Bem, fica a sugestão de por em prática os conhecimentos que vimos nesse post, da seguinte maneira:

  • Não reclame que não há tempo suficiente, aprenda a se organizar;
  • descubra qual é o principal problema que impede você de ter tempo suficiente para fazer as coisas;
  • descubra como atacar esse problema;
  • leia o Hackmode para descobrir ferramentas, metodologias, filosofias, além de dicas, de como aumentar a sua produtividade e fazer uma melhor gestão de tempo – dessa maneira, você saberá como atacar o problema;
  • lembre-se: você deve adaptar as metodologias e recursos à sua rotina, e não o contrário.

Então, agora que você já deu o primeiro passo, siga o Hackmode nas redes sociais, e saiba antes quando publicarmos um novo post, como novas dicas sobre produtividade, minimalismo e outras formas de aumentar a sua produtividade e deixar a sua vida mais organizada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba dicas de produtividade

Siga-nos no instagram @thehackmode