Smartphone: evite que ele atrapalhe a sua produtividade

O céu e o inferno podem estar dentro do seu bolso, em um único aparelho: o smartphone. Ele pode ser uma ótima ferramenta para que você seja uma pessoa mais produtiva, ou pode ser uma fonte de distração infinita. Por isso, separamos 3 dicas que irão ajudar você a usar o seu smartphone de uma maneira que não atrapalhe a sua produtividade.

Desligue as notificações do seu smartphone

Essa é a primeira, a mais importante e a mais conhecida dica sobre como evitar que o seu smartphone atrapalhe a sua produtividade. Mas, certamente, é a mais ignorada, também.

As notificações de novas mensagens, novo email, ou quaisquer outras, são uma tentação. É difícil ignorar a curiosidade de saber o que chegou. Ou se é algo urgente.

E quase nunca é. Se for urgente, as pessoas irão te ligar.

O problema das notificações, é que você sempre para o que está fazendo para olhar o smartphone. E isso faz com que você perca o foco e, no momento em que retomar a atividade, ainda levará um tempo para se concentrar totalmente nela. E, assim, você terá um desempenho bastante abaixo do que teria, caso não ficasse olhando o celular o tempo todo… Sério, você (provavelmente) não vai perder nada importante.

Não fique ouvindo música ou podcasts no seu smartphone, enquanto trabalha

É muito comum termos mp3 nos smartphones, ou usarmos apps como Spotify, Deezer ou qualquer outro de streaming de música.

Música é vida. Trabalhar com música até ajuda a manter o foco e produzir mais. Se você escuta um sonzinho enquanto trabalha, você está fazendo certo.

Mas conecte os seus fones de ouvido no computador, não no smartphone. Porque, é difícil evitar aquela olhadinha em outros apps, quando você vai trocar uma música ou escolher uma playlist diferente.

Então, se você quer aumentar a sua produtividade, evite qualquer desculpa para ficar manuseando o seu smartphone. Mexer no app de música é uma dessas desculpas a serem evitadas.

Apague os apps de redes sociais

Poucas coisas no mundo destróem mais a produtividade de uma pessoa, que as redes sociais. Claro, elas podem ser ótimas ferramentas e fontes de diversão (quem já aproveitou Copa do Mundo e Olimpíadas no Twitter, sabe). Mas elas são, na maioria das vezes, um ralo por onde escorre o seu tempo e a sua produtividade.

Só que é quase impossível evitar aquela “espiadinha” (Pedro Bial feelings), que era para durar um minuto, mas dura dez. E isso acontece, porque as redes sociais são feitas para viciar você, ou para criar um hábito de uso. Eles contratam cientistas para isso, usam técnicas de design e inteligência artificial para conhecer os seus usuários melhor do que eles próprios.

Por isso, evite a armadilha e apague esses apps do smartphone e impeça que você esteja a mercê das redes sociais a qualquer hora e em qualquer lugar. Isso ajudará muito com a sua produtividade.

Na verdade, essas três dicas irão. Você verá que, ao aplicá-las no seu cotidiano, aqueles pequenos drenos de tempo que parecem inofensivos, desaparecerão e você cumprirá as suas tarefas com mais velocidade e qualidade.

Mas diga nos comentários: qual dessas três dicas é a mais difícil de implementar, na sua opinião?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *