Publicidade

Como usar o Google Drive para fazer Backups

O GDrive é uma ótima ferramenta para armazenar os seus arquivos na nuvem. Por isso, muita gente utiliza esse serviço do Google para compartilhar arquivos. Ou como repositório, também. O que pouca gente faz é utilizar o Google Drive para fazer backups.

Como utilizar o Google drive para fazer backups

É muito fácil utilizar o Google drive para fazer backups. E o primeiro passo é abrir a página de download do app do Google Drive para desktop, e fazer o download do aplicativo: https://www.google.com/intl/pt-BR_ALL/drive/download/.

Escolha a opção “Pessoal” do app. Então espere até terminar de baixar e, a instalação deve começar automaticamente. Quando a instalação começar, essa será a primeira tela.

Clique em primeiros passos e, na próxima tela, faça o login na sua conta do Google.

Depois do seu login, ele perguntará se você deseja escolher as suas pastas. Clique em Ok.

E nessa tela, você pode escolher se deseja que ele faça backup das pastas padrão, e se você deseja incluir mais alguma pasta. Caso deseje, clique no botão “Escolher pasta” (que está em destaque na próxima imagem), e selecione as pastas desejadas.

Após selecionar as pastas, elas serão exibidas na lista. Você ainda pode escolher se deseja que o aplicativo armazene as suas fotos no Google Photos.

O próximo passo é selecionar o caminho inverso. Quais pastas do Google Drive, você deseja baixar no seu computador.

A primeira opção é baixar tudo. mas se você quiser escolher apenas algumas pastas, basta clicar na segunda opção e selecionar as pastas que deseja.

Quando terminar de fazer a seleção, clique em “Iniciar” (no canto inferior direito), e pronto! O Google drive está configurado e pronto para fazer o backup das suas pastas! Ele vai, até, criar um atalho no Windows Explorer para você acessar os seus arquivos mais facilmente.

E, para você acessar os seus arquivos pelo navegador, é preciso selecionar o seu computador no Google Drive, utilizando os itens do menu lateral (conforme a imagem destaca).

Pronto! A partir de agora, os seus arquivos estarão sincronizados com o Google Drive e você terá o backup automático das pastas selecionadas. Toda vez que um arquivo for alterado no seu computador, ele será alterado na nuvem.

Uma ótima ferramenta, não? Diga o que achou, nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba dicas de produtividade

Siga-nos no instagram @thehackmode