Publicidade

Kanban no Gmail: uma extensão que cria boards na caixa de email

Kanban no Gmail, você já ouviu falar? Sim, a união entre o Kanban e o email do Google é possível. Dessa maneira, você pode utilizar toda a facilidade e flexibilidade de uma das mais populares técnicas de gerenciamento de projetos, para organizar o seu email.

E tudo é bem simples. Basta instalar uma extensão do Chrome.

Kanban no Gmail: passo-a-passo

Se você já sabe o que é Kanban e quais os seus benefícios, basta continuar a leitura. Se você ainda não sabe, clique no link para descobrir mais sobre essa técnica japonesa para gerenciar projetos.

Bem, voltando ao assunto principal: o primeiro passo é baixar uma extensão. Para isso, você deve ir até o Dragapp, na loja do Chrome. Essa é uma extensão Fremium. Ou seja: ela tem tanto uma versão paga, quanto uma gratuita.

A versão gratuita tem todas as principais funções da versão paga. Se você quiser ver um comparativo, pode ir até o site oficial do serviço, em dragapp.com.

O segundo passo é autorizar o Dragapp a ter acesso ao seu Gmail. Isso acontecerá assim que você acessar a sua caixa postal, após a instalação.

O terceiro passo, é usar a board que foi criada automaticamente.

Como funciona o Dragapp

É bastante simples. Após a instalação, é criada a sua primeira board, com três colunas. A primeira é a To-Do (Tarefas). A segunda é Doing (Fazendo). A terceira é Done (Feito). Na versão gratuita, você só tem essa board, e a sua customização é limitada. Mas, com certeza, ela já é o suficiente para você se organizar bem.

E funciona da seguinte maneira. Quando você recebe um novo email, ela vai para a coluna To-do.

Dragapp - Uma extensão que cria Kanban no Gmail

A ideia é que, enquanto você está desenvolvendo a conversa por email (respondendo e esperando respostas), ela fique na coluna Doing.

Dragapp - Uma extensão que cria Kanban no Gmail

Um detalhe importante que você pode notar, é que ele ainda mantém diversos recursos do Gmail disponíveis com facilidade. Ao colocar o mouse sobre o card, você verá os botões de arquivar, adiar e deletar, por exemplo

E, depois que a conversa tenha terminado, a thread vá para a coluna Done.

Kanban no Gmail

Assim, você terá uma maneira fácil de acompanhar todas aquelas suas tarefas que devem ser resolvidas por email. Não precisará se deslocar para outro serviço, como o Trello.

Ao tratar as suas mensagens como tarefas, você facilita a visualização do que está sendo feito, e do que ainda é preciso fazer.

Dessa maneira, você consegue utilizar o Kanban no Gmail e manter o seu fluxo de mensagens organizado. Uma ótima opção, não? Deixe a sua opinião nos comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba dicas de produtividade

Siga-nos no instagram @thehackmode